O santa-mariense Guto Wirtti faz parte da banda de João Bosco, um dos maiores compositores do Brasil. Juntos, eles sobem ao palco Bell’Anima, no Recanto Maestro, neste sábado, 24 de setembro, para celebrar os 50 anos de carreira do compositor da MPB.
Atualmente, Guto é baixista, vive da música, e mora no Rio de Janeiro. Mas o contato com a música começou ainda no berço, por influência do pai Antônio Gringo, cantor e compositor nativista. De acordo com Guto, o interesse pela música como profissão surgiu aos 10 anos, quando recebeu o primeiro cachê:– Tive a primeira oportunidade de subir no palco em um festival de música gaúcha com meu pai. Fizemos a roda dos músicos e ele pagou todo mundo, inclusive eu – diz.De lá para cá, a carreira foi decolando e Guto foi voando mais alto. Estudos e trabalhos envolvendo música tomaram conta da agenda e da rotina do músico. A lista de artistas com quem já dividiu o palco é grande e inclui Jorge Ben Jor, Vanessa da Mata, Martinho da Vila, Yamandú e muitos outros. Ele também já realizou parcerias com Chico Buarque e com João Donato e Jards Macalé, no trabalho “Síntese do Lance”, que foi indicado ao Grammy Latino 2022 na categoria Melhor Disco de MPB. Sobre trabalhar com João Bosco, Guto percebe que é um sonho realizado:– Quando fui tocar com ele não teve ensaio e nem precisou, eu já conhecia praticamente todas as músicas – comenta.
Leia também
João Bosco, música na Praça, Bateraço e mais dicas para o fim de semana lotado de eventos em Santa MariaCompositor santa-mariense, Dimitri Cervo, tem obra indicada ao Grammy Latino 2022UFSM sedia evento cultural e de pesquisa sobre artes e música
Foto: Divulgação
De acordo com o baixista, o show deste sábado vai contar com muita emoção e nostalgia. Clássicos como “O Bebâdo e a Equilibrista” e “Papel Maché” são obras confirmadas no setlist, junto com outras faixas que fizeram história na MPB.– O João nunca parou de criar coisas novas. Cada disco é um quadro, um filme, uma exposição que ele prepara para falar de uma época e que se transforma em álbum. Dessa vez faremos um apanhado dos 50 anos de carreira: vamos tocar coisas do último disco, do qual eu participo, e do primeiro disco, passando por grandes sucessos da rádio e da televisão – finaliza.
Agende-se
O quê: Show dos 50 anos de carreira de João BoscoOnde: Recanto MaestroQuando: Sábado, dia 24, às 19h30Quanto: R$ 200 inteiro e R$ 100 meia, no Guichê Web
Leia todas as notícias